quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

REAL PAPEL DAS OPOSIÇÕES


ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL DO VALE Nº 15
O papel da oposição é importante e deve ser respeitado ou não é democracia e sim ditadura!

O engraçado quando a gente observa alguém apelando contras às críticas que a oposição faz é que quem hoje é poder e recebe as críticas um dia exerceu esse papel também, o de atirar pedras no telhado de vidro do adversário. Uma verdadeira prática do “eu posso, vocês não”.
ADMINISTRADOR PÚBLICO DEVE SATISFAÇÃO AO POVO
Quem exerce cargo administrativo por vias eletivas, através do voto popular para cuidar dos interesses públicos precisa ter consciência de que “deve satisfação ao povo” e esse povo tem o direito a estas satisfações. Quem achar que é diferente, não dispute cargo eletivo e nem se proponha a cuidar da coisa pública. O que se elege tem a função de administrar e o que perde tem o papel de fiscalizar e cobrar o cumprimento do plano proposto na campanha. As promessas não cumpridas caracterizam estelionato eleitoral. São princípios básicos do regime democrático. Todos são conscientes de eu se não houver o exercício do papel oposicionista a população seria lesada nos seus interesses e nem sequer saberiam já que tudo seria abafado.
A oposição, formada pelos contrários a quem detém o poder, tem papel igual e tão importante quanto aos que comandam. E olhe lá se o papel da oposição não for mais importante. É por temor às críticas e reações da oposição é que o governante procura se melhorar, ou pelo menos errar menos.
A oposição é instrumento vital no regime democrático. A democracia não existiria sem este instrumento, seria ditadura absoluta. Outros instrumentos fazem parte como os órgãos reguladores, fiscalizadores e controladores, o ministério público, e a imprensa. 
OS ATUAIS ADMINISTRADORES EXERCERAM OPOSIÇÃO FERRENHA
No governo federal, em Goiás e em Itapirapuã, quem administra, todos foram oposição, exerceram o direito sagrado de criticar. Quem, sendo morador na cidade por mais de quatro anos, não se recorda desse pessoal, tanto alguns vereadores de situação, o prefeito e alguns membros do executivo e seus correligionários raivosos e agressivos, cheios da razão, “caindo de pau” em cima da administração da época? As críticas foram ferrenhas na Câmara, nas ruas e na política. Ações na justiça, denúncias e todo tipo de instrumentos usados. Agora com papéis invertidos, na situação com o poder nas mãos, sob o véu do “comigo ninguém pode”, se acham intocáveis e donos da razão. Fecham os olhos ao mundo e olhando para os próprios pés consideram infalíveis, julgam-se os melhores da história e impossíveis de falhas, e por isso “incriticável”.
PUXA-SAQUISMO E BAJULAÇÃO CEGA GESTOR FRACO
Pensaram tanto serem intocáveis, e continuam pensando, que sequer perceberam que o tempo passou, a festa acabou e agora chega a hora da onça beber água: precisarão do voto popular novamente ou serão expurgados da mamata pela legislação que prevê o fim do mandato, e contra isso não tem como relutarem. A cegueira foi tanta, a bajulação e puxa-saquismo imperaram de forma tal que agora desesperadamente alguns apaniguados começam entender o quão pequeno ficou a panelinha de amigos, o grupinho que os rodeiam.  É o papel da oposição exercido tão bem por eles que agora é exercido de igual forma por outros, importante, no entanto nas duas épocas distintas, cobrando resultados do mandato que está prestes a passar. É assim que tem de ser e aceito, sem esperneio nem choro, aqui em Itapirapuã pois somos parte integrante da democracia brasileira, por direito.
O GOVERNANTE SÁBIO RESPEITA A OPOSIÇÃO
O governante sábio reconhece e respeita o papel exercido por seus opositores. Sabe que desta miscelânea entre opostos e rivais é que a democracia se equilibra garantindo os direitos coletivos e individuais de uma gente e nação. O sábio norteia na honestidade, transparência e capacidade todas as suas ações e de conseqüência a ação de todos os seus comandados.
O GOVERNANTE QUE NÃO ACEITA CRÍTICAS SE ASSUME CORRUPTO, LADRÃO
O governante desonesto, corrupto e maldoso foge como o diabo da cruz, dos olhares de seus opositores, tem algo a esconder sempre e vai às tapas quando descobrem e ousam revelar seus maus intentos. Suas falhas e erros não podem ser mencionados sob circunstância nenhuma. Vê-se como um semideus, rei de si próprio. Vive rodeado de bajuladores e aceita que ao lhe puxarem os sacos, tapem sua visão sobre a fraqueza nas realizações. Gosta de ser enganado, engana e se auto-engana. Será o grande derrotado amanhã aquele que não sabe absorver os rumores críticos que vem das ruas, ouvidos moucos os impedem de escutar o alerta que a oposição faz quando criticam ações adversas ao gosto popular.
ITAPIRAPUÃ NÃO ACEITA UMA DITADURA
Ditadores governaram assassinando os opositores que existiram ou quiseram existir. A população mundial e local repudia esse tipo de gente. Não se aceita regimes ditatoriais, estão todos caindo, um a um. O povo quer a democracia, o poder emanando do povo e para o povo. O povo busca sempre o direito de ouvir, ver e falar. Censura nunca mais!
Podem o cães pararem de ladrar que já não metem mais medo. Cuidem-se de melhorarem que esta é que é sua obrigação, exerçam bem o seu mandato e respeitem a opinião crítica dos que discordam dos seus atos! É direito discordar e criticar, e devem respeitar isso, queiram ou não!
Por Nilson Almir

Nenhum comentário:

Postar um comentário