segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ademir, o “ Barberim” é eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapirapuã-GO.


Ademir José de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapirapuã

Finalmente o Sindicato dos trabalhadores Rurais de Itapirapuã e Matrinchã elege a sua Diretoria num processo eleitoral bastante tumultuado, que se arrastou desde maio do ano passado quando a primeira eleição realizada foi anulada, passando pela segunda eleição cancelada quando as duas chapas inscritas tiveram os registros negados e terminando agora, dia 15 de janeiro com a realização finalmente da votação. Neste período o sindicato foi administrado por duas Juntas Administrativas, uma por um período de dois meses e outra por três.
O interessante deste embate eleitoral pelo comando do Sindicato é que sempre as duas chapas concorrentes foram encabeçadas pelos mesmos líderes, Ademir José de Oliveira e João Medrado. A Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado de Goiás – FETAEG esteve presente representada pelo Diretor de Política Sindical, Sr, Vanderlei Ribeiro de Souza, desde o início da primeira eleição até esta em que o processo ficou definido. Representantes sindicais da Cidade de Goiás, Jussara, Anicuns e Sanclerlândia, também acompanharam o pleito que vinha chamando a atenção de toda a região. O presidente do Pólo Regional Rio Vermelho, Sr. Cassimiro Raimundo Garcia foi outra autoridade sindical que esteve acompanhando tudo.
SINDICATO FORTE É META
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapirapuã é um dos pioneiros no Estado de Goiás, com forte atuação que vem desde a década de 70, pela reforma agrária e defesa dos direitos dos trabalhadores, daí o interesse pelo comando da entidade pelos dois oponentes, um assentado no Assentamento Tamburil e outro no Assentamento Liberdade. Na história do sindicato grandes líderes atuaram, a exemplo do sindicalista Nilson Manoel da Silva, um dos seus fundadores.
A nova Diretoria já empossada para um mandato de quatro anos tem como presidente Ademir José de Oliveira, que ao falar de seus planos e projetos frente à entidade destaca não ter apresentado proposta diferente na campanha que não fosse unir os trabalhadores em torno da luta dos interesses dos mesmos. Uma Assembléia dos sindicalizados será realizada para que sejam traçados os planos de atuação para a nova diretoria. “... a minha palavra, a que mais será utilizada, será: nós” destaca o presidente Ademir, demonstrando claramente que pretende implantar e realizar uma gestão colegiada no sindicato.
PROJETOS E ATUAÇÃO
Ademir, que também é conhecido como “Barberim”, mostra que mais de 70% da produção nacional de alimentos vem a agricultura familiar e quer buscar mais acesso ao crédito e infra-estrutura para o fortalecimento deste segmento nos município de Itapirapuã e Matrinchã. O Crédito Fundiário, que possibilita a aquisição de terras pelo trabalhador é um grande sonho do presidente que diz lutar para a implantação de novos projetos no município, a exemplo das agrovilas existentes. Esse tipo de projeto fortalece a produção de alimentos, distribuindo renda ao trabalhador. O agricultor tradicional, aquele que tem menos de 180 hectares de terra, vai merecer atenção especial do sindicato agora que será habilitado a fornecer a Declaração de Aptidão para o Pronaf – DAF como forma acesso ao credito e fortalecimento da produção.
O acesso facilitado ao sistema de saúde para o trabalhador será uma das prioridades com parcerias que possibilitem o agendamento via sindicato para consultas e exames, tanto na área médica quanto odontologia.
José Izidoro, ex-presidente e Ademir, presidente eleito e empossado.
O fortalecimento da atuação junto à FETAEG e novas parcerias são metas defendidas, como junto a instituições governamentais e privadas. Uma maior cobrança pela implantação de melhorias e infra-estrutura, como energia, estradas e moradia para os assentamentos como Retiro, Retiro Velho, Liberdade, Boa Vista, Itapira, Tamburil, Arco-íris, Santa Rosa e as agrovilas que juntos somam 414 famílias assentadas, 257 em Itapirapuã e 157 em Matrinchã. A instalação de um escritório de representação do sindicato na cidade de Matrinchã será discutida e apresentada aos associados do município.
NOVA DIRETORIA
A nova diretoria tem como presidente Ademir José de Oliveira, Secretária Neuza Maria Alves, Tesoureiro Vicente Ferreira Matos, e os suplentes Maria N. Luiz Tavares, Sebastião Ferreira da Silva e Santina Pereira R. Ramos. O Conselho Fiscal é composto por José Pimenta dos Reis, Lucilene Apolinário A. Oliveira, João Jerônimo Hilário e os suplentes Aparecido Luciano Arcanjo, Aparecida Maria Dias e Benedito Florentino Teixeira. Votaram 307 trabalhadores e aposentados, a chapa vitoriosa obteve 179 votos, 4 votaram em branco e 124 votaram na chapa liderada por João Medrado. O curioso é que a chapa de Ademir quase que repete os 172 votos da eleição cancelada em maio do ano passado, e a sua vitoria deu-se em cima da redução dos 159 fotos alcançados pela chapa de João Medrado naquela mesma eleição. Houve uma diminuição no número de votantes, que na outra eleição foi de 334 comparecimentos, mais precisamente no eleitorado da chapa perdedora.
O presidente Ademir vai buscar a união dos trabalhadores como forma de fortalecer a instituição, conscientizando da necessidade de presença do trabalhador junto ao sindicato. Entusiasmado com a nova empreitada que tem pela frente, Ademir já começou despachar no seu primeiro dia como presidente na sede do sindicato, recebendo os cumprimentos pela vitória e agradecendo a todos que colaboraram e participaram do pleito que lhe deu a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário