sábado, 7 de janeiro de 2012

Devoção e Fé: Folia dos Santos Reis em Itapirapuã-GO


Folia dos Santos Reis é recebida por Mozair e famíla para o almoço.

O dia dos Santos Reis foi marcado pela entrega da tradicional folia de Reis desta vez na residência do Sr. Carlos Roberto Hilário, o Carlão que fez questão de montar uma grande estrutura com palco e tendas para receber o público em Itapirapuã-GO.. Foi um dos grandes eventos deste tipo e também muito bem organizado. Após a chegada dos foliões com as cantorias e rezas, foi servido o jantar seguido de farta sobremesa. A dupla Goiás e Tocantins apresentou sucessos da música sertaneja e o forró teve início e só terminou na madrugada.
O almoço é servido logo após as cantorias e as rezas: a devoção  vem primeiro.
O ALMOÇO
Antecedendo a entrega da folia, o almoço farto foi servido aos foliões e convidados na residência do Sr. Mozair, produtor rural e empresário conhecido na cidade. É costume nas visitas da folia ser servido o almoço e nos pousos o jantar, por conta do anfitrião que o faz cheio de satisfação e alegria por estar recebendo em sua casa a bandeira dos Reis Santos.
CLÁUDIO MEIRELLES PRESTIGIA EVENTO
Representante do município, o Deputado Cláudio Meirelles prestigiou o evento acompanhado pelos vereadores Juninho da Ambulância e Ozana Avelino, além de outras lideranças políticas, como Zélia , Nilson Almir e o ex-prefeito Zacarias. Familiares e amigos do Carlão compareceram lotando o local na rua que foi interditada para a realização da entrega da folia.
O deputado Cláudio Meirelles, pela segunda vez na folia em Itapirapuã  diz “...achar interessante fortalecer esses eventos que fazem parte da tradição cultural e devoção de fé das comunidades goiana”  e sempre pode gosta de prestigiar.
A FOLIA DOS SANTOS REIS
Os foliões saem em peregrinação visitando lares com as cantorias típicas e rezas levando a mensagem dos Três Reis que seguem a estrela do  Oriente rumo ao presépio que simboliza o nascimento do Salvador,  montada no local previamente escolhido no ano anterior quando as coroas foram entregues aos festeiros. A devoção e fé movem as pessoas que fazem promessas e votos durante o ano e que são cumpridos nas folias, seja puxando a folia, acompanhando e até mesmo o curioso caso do voto de silêncio onde a pessoas permanecem junto à folia durante toda a sua realização, que pode durar dias, sem pronuncias uma palavra sequer. Muitos agradecem pelas graças conseguidas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário