quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Instituto Cultural Flor do Cerrado mantém Biblioteca “Dona Zica”


Sr. Fernando e Dª. Oréstia Cruz

O hábito da leitura saudável é incentivado em Itapirapuã pelo Instituto Cultural Flor do Cerrado com a manutenção da Biblioteca “Dona Zica” instalada à rua JK, nº 2, num ambiente improvisado na garagem da casa, onde cerca de 3 mil obras, desde o infantil, passando por romances e poesias até grande obras literárias são colocados à disposição da população de forma gratuita. O acervo foi adquirido todo através de doações recebidas tanto de particulares como da ABL – Academia Brasileira de Letras (seccional Goiânia), da Associação de Pracinhas Militares (Goiânia) e outros. O acervo literário ainda está em formação recebendo novas doações, que acontecem diariamente.
A juventude e o público infantil tem sido as maiores clientelas que para obterem o empréstimo do livro escolhido anotam o nome e endereço em livro próprio, fazendo a devolução após cindo dias de leitura. Dona Oréstia Gonçalves Cruz, uma espécie de bibliotecária voluntária diz que na verdade até agora “...as devoluções tem ocorrido mesmo é a critério dos jovens leitores que ficam com os livros pelo período necessário para uma boa leitura” mas que até agora a devolução tem sido feita em 100% não ocorrendo nenhum sumiço de livro.
O presidente do Instituto Cultural Flor do Cerrado, Sr. Fernando Pereira da Cruz entusiasmado com o projeto da biblioteca diz que a divulgação até agora tem sido pequena, mas que a demanda tem sido satisfatória. Outro projeto em fase inicial é o que vai ministrar aulas de vilão gratuitamente em parceria com Sociedade São Vicente de Paula. As inscrições para as aulas de violão estão abertas e são feitas na sede do ICFC à rua JK, nº 2. O início das aulas será comunicado no encerramento das inscrições. Estão previsto ainda aulas com outros instrumentos musicais, dança e canto.
Biblioteca quer incentivar o hábito da leitura
Biblioteca a domicílio
O projeto da Biblioteca “Dona Zica” prevê visitas de voluntários a casas mais distantes na cidade oferecendo sacolas que conterão livros à livre escolha das pessoas visitadas. As sacolas já estão confeccionadas e logo a idéia será colocada em prática como uma forma ousada de incentivo e acesso à leitura da literatura brasileira.
A idealizadora do ICFC, a escritora Carmem Cruz conseguiu integrar de forma extremamente positiva da a família, membros da sociedade itapirapuense, inclusive pioneiros no município, e, autoridades e lideranças municipais. O projeto é ousado e tem um elenco grande de atividades simples e práticas, tanto culturais como ambientais, voltados para a comunidade de Itapirapuã.

Fonte: Jornal do Vale nº 15

Um comentário:

  1. Obrigada, Nilson Almir. Sua contribuição é um estímulo para nós que estamos começando esse trabalho. Que alegria ver meus pais aí nesse espaço tão singelo, mas fazendo algo de uma grandeza sem fim. Amo esses dois seres maravilhosos que me ensinaram tanto, e continuam a me ensinar.
    Um abraço a você e à equipe do jornal do Vale. Muito obrigada! Carmen Cruz

    ResponderExcluir