VEÍCULOS DO TRANSPORTE ESCOLAR É DEPENADO E SUCATEADO EM ITAPIRAPUÃ!

É de assustar o descaso com o patrimônio público em Itapirapuã quando se refere aos veículos do transporte escolar. Num curto período de tempo, menos de dois anos, cerca de 10 Kombi foram sucateadas e depenadas, totalmente inutilizadas. Não dá para entender como tais veículos são abandonados e amontoados no pátio da garagem da prefeitura, tendo os motores sumidos, ou pelos menos, retirados dos respectivos veículos. É dinheiro público desperdiçado, gerido de forma irresponsável e descompromissada com a causa coletiva e pública.


Um veículo foi fotografado no meio do capinzal, próximo à rodovia BR-070, abandonado de forma irresponsável, depenado e sucateado. Em menos de duas horas após ser fotografado o mesmo veículo foi guinchado por ordem da prefeitura e levado ao pátio da garagem. Outros dois, trazidos do Distrito de Jacilândia, cerca de 60 quilômetros da sede do município, também se encontravam em igual situação: depenados e sucateados.

O curioso é que os motores de quase todos os veículos não se nos encontram mesmos, ou seja, sumiram. Além dos motores, outras partes como rodas e peças diversas também foram retiradas dos veículos e levadas por alguém. Além dos veículos do transporte escolar, um Fiat uno de propriedade da Câmara Municipal também este batido e depenado, virou sucata. O mesmo aconteceu com um veículo Santana da marca Wolksvagem que capotou no ano novo de 2010 vindo de Jacilândia e que também virou sucata e começou ser depenado.

A situação é séria e o descaso é geral, ao ponto do pátio do hospital municipal servir de depósito para veículos sucateados ou em manutenção, como verificados através das fotos de dois ônibus no estaleiro ali naquele lugar. Um deles recebido através de doação da receita federal.

Os vereadores Olaércio de Morais e Benedito Rangel, que fizeram as fotos, se assustaram com a situação escandalosa verificada quando em visita aos locais de depósito dos veículos e estudam o encaminhamento correto para o caso.

Há informação de um leilão de sucatas a ser realizado em breve. Mas, vão leiloar os veículos na situação em que se encontram, sem seus motores? Isso fica suspeito demais.

A situação é mais crítica quando sabemos da falta de veículos para o transporte escolar, inclusive alguns veículos de passeio encontram-se locados pela prefeitura para o referido transporte de alunos, em face de grande demanda nesta área. Então, porque esses veículos foram abandonados e sucateados, até mesmo depenados, se recuperados teriam utilidade na solução do grave problema do transporte escolar? Outra questão que fica é porque esses veículos não sofreram manutenção de forma correta e a tempo próprio para evitar que chegassem a este estado e completamente sucateado? Qual o tamanho do prejuízo para o município? E uma pergunta que não quer calar: Você se fosse proprietário de um veículo desses o deixaria sem manutenção para chegar ao estado que está? Quem seria tolo para fazer isso com um bem seu? O correto não seria fazer a manutenção para no momento de vender o fazer por um preço melhor?

Além desses veículos, também foi desmanchada uma patrol. Com a palavra, as autoridades. A população espera uma explicação decente.