segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O Antigo Casarão dos Correios Pode Cair!

Um marco histórico de Itapirapuã, o único talvez, está prestes a ruir, pode desmoronar levando aos chãos traços deixados ainda no século XIX pelos pioneiros na construção da linha de telégrafo projetada para ligar Minas Gerais a Mato Grosso. Registros históricos sobre a fundação de Itapirapuã narram a construção da primeira Estação Telegráfica com a nomeação pelo Governo Federal, em 1891, do Capitão de Engenharia Raimundo Ewerton Quadros, sucedido depois, em 1907, pelo desbravador e sertanista o então Capitão Cândido Mariano da Silva Rondon, depois, Marechal Rondon. A casa antiga dos correios foi onde funcionou essa estação de telégrafo. Trata-se de uma construção centenária, no estilo colonial, toda firmada em esteio e paredes de barro prensado.

Casarão está localizado no centro da cidade, ao lado dos Correios
A agência dos Correios funcionou na casa ainda até cerca de trinta anos atrás, com a construção da nova agência ela serviu de moradia para os seus servidores até a pouco mais de quinze anos, mas depois abandonada e sob a forte ação das chuvas, não está resistindo e está desmoronando. Ao longo dos anos não tem sido dispensado nenhuma manutenção o que fez com que a casa se transformasse numa verdadeira tapera. Uma parede já caiu e outras estão rachando e tombando, necessitando de escoras e amarras conforme providenciou a prefeitura municipal.

Parte da casa já desmoronou
Em 1995 um grupo ligado à Casarti, Associação Casa do Artista Itapirapuense, procurou a superintendência dos Correios em Goiânia tentando uma forma de preservação daquele valioso patrimônio histórico. Outros grupos, inclusive o próprio município também tem tentado ao longo dos anos meios de conseguir dos Correios a restauração da casa. 


PATRIMÔNIO HISTÓRICO PERTENCE À PREFEITURA

Agora os Correios esclarece que “na verdade esse imóvel , Casarão centenário estilo colonial não nos pertence mais. Desde julho/2007 foi feita a doação para o município de Itapirapuã e lavrado documento no cartório do registro de imóveis de Itapirapuã, Livro 57 folhas 159/162 e baixado do patrimônio da ECT. Sobre os riscos que corre hoje esse imóvel, solicitamos especial gentileza em formalizar solicitação junto a Prefeitura Municipal de Itapirapuã-GO. Agradecemos seu contato e nos colocamos à inteira disposição através desse canal ou ainda em visita à nossa gerência de Administração dos Correios. Endereço: Rua são Paulo s/n, Complexo Correios, Bloco B, Aparecida de Goiânia e pelos telefones 3226-2154, 3226-2196.”


Amarras e escoras improvisadas: tentativa de evitar o pior.
No ano passado o Senador Demóstenes Torres direcionou emenda parlamentar no Orçamento da União, no valor de 100 mil reais para serem usados pelo município através de convênio para a restauração do casarão, inclusive visitando a cidade e anunciando o fato, mas até agora nada!
A cidade vê com preocupação o que está acontecendo e espera da Prefeitura Municipal, de quem na verdade é a responsabilidade, providências que evitem a perda de tão valioso patrimônio histórico, até porque ela situa-se exatamente ao lado da atual agência dos Correios, bem na praça central da cidade e é um cartão postal importante.
A prefeitura colocou umas escoras e amarras, feitas com vigotas, como uma forma paliativa, para segurar um monumento histórico e evitar a sua queda. Vamos ver até onde agüentam e também até onde providências definitivas serão adotadas. Itapirapuã é que não pode ficar no prejuízo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário