domingo, 4 de dezembro de 2011

Guarda Mirim de Jussara é exemplo de ação social para a região do oeste goiano.


Um projeto social interessante de se ver na região oeste do Estado de Goiás é o Projeto Guarda Mirim desenvolvido na cidade de Jussara-go pela ong “Novos Caminhos” numa parceria bem sucedida com a Polícia Militar do Estado de Goiás, Prefeitura Municipal e Governo de Goiás (Sub-Secretaria Regional da Educação) e ainda o Conselho Tutelar da Criança e Adolescente da cidade.

Instrutoras Sejanie, Rejane, e o Cmte. da 19 CIPM,  Major Fausto junto aos Guardas Mirins de Jussara.
O projeto, criado através de Lei Municipal, atende crianças e adolescentes da rede municipal e estadual, com atividades educacionais para reforço escolar, cidadania, introdução aos princípios da doutrina militar, a exemplo dos colégios militares, conduta moral e ética, respeito aos símbolos nacionais, civismo e também ensino religioso. O convívio social saudável e harmonia familiar também são temas freqüentes nas aulas ministradas.

Guarda Mirim de Jussara-GO
São 70 guardas mirins, todos crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 17 anos, com atividades que se iniciaram no mês de fevereiro no curso preparatório para aprendizado da teoria cuja formatura aconteceu no dia 12 de novembro e imediato início das atividades externas. Essas atividades externas se associaram às aulas teóricas para reforço escolar ministradas diariamente e compreendem: orientação no trânsito, faixa de pedestres, campanhas educativas junto à comunidade contra a dengue, correta destinação para o lixo doméstico, meio-ambiente, etc. Os policiais mirins participam também colaborando com todas as atividades sociais da prefeitura. Viagens para eventos em outras cidades são realizadas como forma de incentivo e divulgação do projeto, a exemplo da apresentação nas festividades de aniversário de Aragarças.

A Prefeitura de Jussara forneceu o uniforme confeccionado nos padrões militares, estrutura física onde são ministradas as aulas, lanche e profissionais qualificados para acompanhamento do projeto, a exemplo de assistente social, e a instrutora da turma, pedagoga Sejanie, a profª. Kelly e também a pedagoga Rejane. O Sargento César é o militar responsável diretamente pelo grupamento dos Guardas Mirins de Jussara.

Cmte da 19ª CIPM de Jussara, Major Fausto
Segundo o Major Fausto, Cmte da 19ª CIPM – Jussara, o projeto eleva a auto-estima das crianças e adolescentes envolvidos e os afastam de caminhos tortuosos. Entre as atividades já desenvolvidas, destaca-se a campanha “Festival de Pipas Contra o Cerol” realizada pelos policiais mirins com o envolvimento de todas as escolas e que apresenta resultados satisfatórios “... já que nenhuma ocorrência com cerol foi registrada depois do evento.” Major Fausto explicou também como funcionam os “acampanamentos” realizados pelos guardas mirins que, nada mais nada menos são que, reuniões de todo o grupamento em determinados locais públicos da cidade para desenvolvimento de atividades diversas, tanto recreativas como educativas, resgatando perante a sociedade, eventos saudáveis nos quais outras crianças e adolescentes podem se espelhar. A idéia do projeto veio da cidade de Itaberaí onde os policiais mirins existem já há 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário