sábado, 8 de outubro de 2011

PMDB perde e partidos de oposição ganham mais filiados e lideranças

A semana que antecede o último dia de filiação partidária para quem pretende se candidatar nas eleições municipais do ano de 2012 movimentou a cidade de Itapirapuã. As movimentações com filiações foram verificadas, inclusive com troca de partidos por parte de lideranças locais, com algumas mudanças de maior expressão no quadro político local. A oposição recebeu o maior número de filiações com lideranças importantes deixando a base de apoio do prefeito municipal.



LIDERANÇAS ABANDONAM BASE DO PREFEITO
A oposição recebeu a oficialização de várias filiações de lideranças e eleitores antes tidas como da base do prefeito da cidade. Algumas filiações que podem ser destacadas, como a do ex-tesoureiro da prefeitura, Suerley Gonçalves do Nascimento, que se filiou ao PTB, presidido por Carlão. Outra filiação que merece ser destacada é a do médico Dr. José Carlos de Brito, que agora faz parte do DEM. O contador João Marcos da Silva assumiu a presidência do PSB, agora também na oposição (ambos ex-companheiros do prefeito municipal).


PARTIDOS SÃO REESTRUTURADOS E MUDAM APOIO
O PSD é criado em Itapirapuã e recebe as filiações do Prefeito Erivaldo (ex-PMDB) e do vereador João das 3 Marias (ex-PPS). O PR e PSB tem nova comissão provisória e o PDT é criado e são oposição. São criados os partidos: PTC, PSL, PPL, PV, PRP, todos na oposição. O PPS perde seu único vereador e o PSDB, dividido e próximo do prefeito, perde cerca de 150 filiados, inclusive todos os suplentes de vereador, pré-candidatos a vereador e lideranças, como o ex-vereador Nilson Almir, a advogada Dra. Aparecida Batista, o presidente do SINDIPUÃ Leonardo Garcia, o empresário Marcos Diniz, entre outros que continuam na oposição. O pessoal do prefeito criou o PTN e continuam com o apoio do PT e PMDB. O PP e o DEM continuam na oposição. O PSC recebe a filiação da ex-primeira Dama, dona Silvani Rodrigues da Silva, esposa do ex-prefeito José Ivo (ambos ex-PMDB).


OPOSIÇÃO GANHA MAIS FILIADOS
Num balanço geral, observa-se grande crescimento da oposição em Itapirapuã, com pelo menos 11 partidos aliados e ainda parte do PSDB, e a situação, agora diminuída e representada pelo prefeito Erivaldo, fica com pelo menos 3 partidos e parte do PSDB, que continua com 2 vereadores, sendo que Mauro Cardoso é da ala do prefeito e Olaércio de Morais é da oposição.


ELEIÇÕES DE 2012
Com o fim do prazo para troca de partidos por partes das lideranças políticas, começa a se desenhar o quadro eleitoral para as eleições municipais de 2012 e os pré-candidatos a prefeito e a vereadores começam a se movimentar juntos aos partidos para alavancar suas candidaturas. O prefeito é candidato nato à reeleição e deverá tentar um novo mandato. A oposição articula, entre os pré-candidatos, a chapa que irá disputar o pleito. A união de toda a oposição é nítida e com certeza apresentará candidatura única, o que fortalece o grupo.


PMDB E PSDB SÃO OS MAIORES PERDEDORES
O PMDB que perdeu a filiação do prefeito Erivaldo Alexandre da Silva e o PSDB que perdeu o grupo político de Nilson Almir, apesar do vereador Olaércio permanecer na sigla (ele não poderia sair do partido sob pena de perder o mandato), são os partidos que mais perderam lideranças e filiados. Erivaldo deixou o PMDB para aderir à base do governador Marconi Perillo, e Nilson Almir que permanece na base de apoio do governador Marconi Perillo mas que deixou o PSDB por não concordar com a aproximação do partido com o prefeito Erivaldo, de quem é oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário