terça-feira, 25 de outubro de 2011

4º Halloween de Itapirapuã - Expectativa de grande público!

Dia 29 de outubro, sábado, acontece o 4º Halloween de Itapirapuã-GO, mas é no dia 31 de outubro que se comemora mundialmente o Halloween, mais conhecido no Brasil como o “Dia das Bruxas”. As comemorações do Halloween são mais comuns nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos. No Brasil, a confraternização do “Dia das Bruxas” vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade.



História do Halloween
Em declaração feita no ano de 2009, o Vaticano condenou o Halloween como uma festa perigosa carregada por vários elementos anticristãos. No Brasil, observamos que algumas pessoas torcem o nariz para a comemoração do evento por entendê-lo como uma manifestação distante da nossa cultura. No fim das contas, muito se diz a respeito, mas poucos são aqueles que examinam minuciosamente os significados e origens de tal festividade.


Desde a Antiguidade, observamos que várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. Um dos mais claros exemplos disso ocorre com relação ao carnaval, que antecede toda a resignação da quaresma. No caso do Halloween, desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”.


Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.


Danilo se preparando para a fantasia.
No processo de ocupação das terras européias, os povos pagãos trouxeram esta influencia cultural em pleno processo de disseminação do cristianismo. Inicialmente, os cristãos celebravam a todos os santos no mês de maio. Contudo, por volta do século IX, a Igreja promoveu uma adaptação em que a festa sagrada fora deslocada para o 1° de novembro. Dessa forma, os bárbaros convertidos se lembrariam da festa cristã que sucederia a antiga e já costumeira celebração do halloween.


Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria. Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, por não mais pertencerem a essa mesma realidade etérea.


O cartaz da festa
Entre todos os desalmados, destaca-se a antiga lenda de Stingy Jack. Segundo o mito irlandês, ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo.


Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna.


Daniel, da equipe de promoção do
4º Halloween de Itapirapuã
Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween para as Américas e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com feições humanas. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia. Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.


De fato, a celebração do Halloween remete a uma série de antigos valores da cultura bárbaro-cristã que se forma na Europa Medieval. Nessa época, várias outras festas celebravam o processo de movimentação do mundo ao destacar os opostos que configuravam o seu mundo. No jogo de oposições simbólicas, mais do que o valor de um simples embate, o homem acaba por visualizar a alternância e a transformação enquanto elementos centrais da vida. (Por Rainer Sousa. Graduado em História. Equipe Brasil Escola).


FANTASIAS
Uma das características principais do Halloween são as fantasias, durante a comemoração adultos e crianças se fantasiam e saem às ruas para pedir doces. Veja a seguir a lista com as fantasias mais requisitadas para a data: Bruxa, Capetinha, Mortícia (Família Adams), Mago, Osama Bin Laden, Vampiro, Múmia, Cleópatra, Caveira, Princesas (Bela Adormecida, Branca de Neve, Cinderela, etc.), Animais, Superman, Mulher Maravilha, Mulher Gato, Homem Aranha.
Algumas dessas fantasias são tradicionais, outras estão mais ligadas aos acontecimentos atuais como, por exemplo, a fantasia do Bin Laden que está ligado aos ataques terrorista contra os Estados Unidos em 2001. A tendência é que todo ano tenha sempre novidades relacionadas às fantasias, mas sem deixar de lado as tradicionais.


Os irmãos Daniel e Danilo
O HALLOWEEN EM ITAPIRAPUÃ
Essa tradicional festividade, mais marcante nos Estados Unidos, chega então ao país tupiniquim, mais precisamente em terras tupi-guarani, onde habitaram os índios goyases e carajás, em solo itapirapuense no oeste goiano.

Em 2011, no sábado de 29 de outubro a 4ª edição do Halloween, promovido pelo jovem Danilo e seu irmão Daniel, será realizada e a expectativa é de recorde absoluto de público. O Clube Recreativo da cidade, que passou por reforma e ampliação recente, mais uma vez será pequeno para comportar a massa jovem que participará do evento na forte balada de som automotivo, iluminação e efeitos de última geração.


Os ingressos, vendidos antecipadamente por 15 reais já são bastante procurados e é comum, nestes dias que antecedem a festa, observar a movimentação de pessoas na confecção de fantasias. Camarotes vips também já são reservados e junto com a venda de ingressos, confirmam a grande presença de público.


O Halloween de Itapirapuã tem site para a sua divulgação e também é bastante badalado nas redes sociais, a exemplo do orkut, facebook, twitter e outros. No site pode-se conhecer o evento e participar de promoções. A interação nestas redes são intensas e mostra a força do evento no segmento jovem que deverá invadir a cidade numa grande movimentação no final da semana.


MANOBRAS RADICAIS AUTOMOTIVAS E DOMINGUEIRA
A organização do Halloween, sob a liderança de Danilo, premiará a cidade e todos os visitantes, de forma gratuita, com dois outros eventos paralelos , mas já no domingo. São esperados mais de dez carros turbinados que farão apresentação de manobras a partir das 13 horas na praça da rodoviária e também a domingueira com muito agito e som automotivo. Danilo fala que a cidade terá pela primeira vez o maior número de carros reunidos num mesmo evento e que quem for se surpreenderá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário