sexta-feira, 20 de julho de 2012

CASARÃO DOS CORREIOS ESTÁ SENDO RESTAURADO COM RECURSOS FEDERAIS

A antiga Casa dos Correios, que esteve prestes a desmoronar, inclusive com algumas paredes já caindo, passa agora por um importante processo de restauração e deverá ter a sua integridade assegurada por mais alguns anos.
Obras de restauração do Antigo Casarão
O antigo casarão foi construído ainda no século XIX pelos pioneiros na construção da linha de telégrafo projetada para ligar Minas Gerais a Mato Grosso. Registros históricos sobre a fundação de Itapirapuã narram a construção da primeira Estação Telegráfica com a nomeação pelo Governo Federal, em 1891, do Capitão de Engenharia Raimundo Ewerton Quadros, sucedido depois, em 1907, pelo desbravador e sertanista o então Capitão Cândido Mariano da Silva Rondon, depois, Marechal Rondon. A casa antiga dos correios foi onde funcionou essa estação de telégrafo. Trata-se de uma construção centenária, no estilo colonial, toda firmada em esteio e paredes de barro prensado.
A agência dos Correios funcionou na casa ainda até cerca de trinta anos atrás, com a construção da nova agência ela serviu de moradia para os seus servidores até pouco mais de quinze anos, mas depois abandonada e sob a forte ação das chuvas, não estava resistindo e estava desmoronando. Ao longo dos anos não havia sido dispensado nenhuma manutenção o que fez com que a casa se transformasse numa verdadeira tapera. Uma parede já havia caído e outras estavam rachando e tombando, necessitando de escoras e amarras conforme providenciou na época a prefeitura municipal.

Foto mostrando a situação em ruínas da casa, na denúncia
publicada no "O Itapirapuense"
BLOG “O ITAPIRAPUENSE” DENUNCIOU SITUAÇÃO


O abandono e falta de cuidados, como reparos e reformas necessárias, fez com a casa começasse a ruir, o que provocou a revolta de vários segmentos da sociedade itapirapuense, inclusive com denúncias feitas aqui no blog, em 02/01/2012, sobre a lamentável situação. A denúncia causou fortes polêmicas, repercutindo junto à imprensa regional e também entidades culturais, como a Fundação Cultural Flor do Cerrado.
Os recursos para a restauração da casa histórica é do Governo Federal, conseguida através de emenda parlamentar de Demóstenes Torres, senador cassado na semana passada acusado de envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira. As obras estão aceleradas e logo a população terá de volta aquele patrimônio histórico e cultural, que motivou grande preocupação pelo risco que correu de desaparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário