domingo, 18 de março de 2012

OZANA AVELINO É HOMENAGEADA PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE GOIÁS


As deputadas Isaura Lemos e Sônia Chaves promoveram sessão especial para homenagear personalidades femininas com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga. Entre as 83 agraciadas estavam enfermeiras, professoras, advogadas, diretoras de escolas, policiais e funcionárias públicas. Os demais deputados também indicaram mulheres para a homenagem

A presidente da Câmara Municipal de Itapirapuã, vereadora Ozana Avelino Pereira foi homenageada com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em sessão especial realizada pela Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.
Vereadora Ozana Avelino recebe cumprimentos de Zélia que compareceu para prestigiar homenagem
A vereadora cumpre seu primeiro mandato frente ao legislativo municipal mantendo posição clara em defesa dos interesses da população, com coragem e firmeza, destacando-se pela forma como tem conduzido aquele poder, inclusive quando da CPI onde a prefeitura exerceu grande pressão como forma de intimidação, o que não adiantou já que a CPI foi levada até a conclusão, com a votação do relatório final que foi aprovado. A luta travada sob pressão naquele episódio, provocou o apoio da secretaria de Segurança com o envio de equipes da CPT e Rotan na época da realização das sessões, o que acabou levando o trabalho dos vereadores e da vereadora ao conhecimento do Legislativo Estadual, o que fez lhe render agora esta justa homenagem pelo pulso firme, exemplo de coragem e determinação como mulher na condução do Legislativo municipal. Zélia Camelo de Oliveira, pré-candidata a prefeita esteve presente por ocasião da homenagem recebida por Ozana Avelino, ambas são do PP.
A propositura foi das deputadas Isaura Lemos (PCdoB) e Sônia Chaves (PSDB), porém contou também com homenageadas indicadas por outros parlamentares goianos.
Entre as agraciadas estavam enfermeiras, professoras, advogadas, diretoras de escolas, policiais, e a vice-presidente da Organização das Voluntárias de Goiás e esposa do vice-governador José Eliton (DEM), Fabrina Müller Figueiredo.
Participaram da mesa da sessão, além do presidente em exercício, deputado Valcenôr Braz (PTB), o vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton de Figuerêdo Júnior (DEM), e sua esposa Fabrina Müller; a presidente da OVG e primeira-dama do Estado, Valéria Perillo; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Rogério Aredio Ferreira.
Compuseram a mesa também o senador Cyro Miranda (PSDB) e sua mulher, Ana Candida Gueli Gifford; o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), e sua mulher, Tereza Beiler; a vereadora Tatiana Lemos; a promotora de justiça Leila Maria de Oliveira, representando o Ministério Público Estadual; a secretária de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro Reis; a secretária municipal de Políticas para Mulher, Teresa Cristina Nascimento; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Goiás, inspetor Júlio César Gomes; e o deputado federal Roberto Balestra (PP).
A participação da mulher na política, segundo Isaura, não pode ser vista apenas como direito, é parte essencial da construção democrática e dever do Estado e da sociedade. “Por isso, as mulheres insistem na realização de uma reforma política que garanta a lista partidária pré-ordenada com alternância de gênero, e consideram as eleições de 2012 palco principal para que as mulheres aproveitem os espaços que as eleições locais possibilitam e avancem em sua representação parlamentar e executiva.”
Em nome das homenageadas, a professora universitária Edsaura Maria Pereira destacou a luta das mulheres. Para a professora, 8 de março é uma data representativa, já que homenageia mais da metade da humanidade. “Esta metade luta contra preconceitos e ideias machistas. Mais do que isso, as mulheres querem juntar forças para a construção de uma sociedade mais justa e humana.”
.
A Comenda
Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher a se eleger deputada estadual em Goiás, em 1951, na 2ª Legislatura da Assembleia goiana. Por causa da tradição política que fez dela a primeira parlamentar goiana, Berenice Artiaga é hoje nome da comenda concedida anualmente pela Assembleia Legislativa de Goiás a mulheres que se destacam no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário