sábado, 26 de novembro de 2011

PARÓQUIA E JOVENS LANÇAM CAMPANHA AMBIENTAL EM ITAPIRAPUÃ

Desfile "O LUXO DO LIXO" - 2º lugar: Rose Sampaio, 1º lugar: Joana Katiele, 3º lugar: Jaqueline Nascimento
Lançado publicamente em Itapirapuã o projeto “PRESERVE A VIDA, PRESERVE O MEIO AMBIENTE” pela Paróquia São Domingos e Pastoral da Juventude (JUC-Juventude Unida em Cristo). O lançamento deste projeto, que se iniciou em julho deste ano, aconteceu em evento público na praça central da cidade na sexta-feira onde acontece a Feira do Pequeno Produtor Rural, com apresentação de palestras, vídeos, teatro e música, tudo em alerta para a necessidade da população e autoridades cuidarem do meio-ambiente. A campanha tem duração de 18 meses com encerramento previsto para dezembro de 2012.
O Rio Itapirapuã , palco do Rally de Bóias, precisa ser preservado.
Parcerias envolvendo diversos segmentos da sociedade foram estabelecidas: Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura, Câmara de Vereadores, escolas, comerciantes, produtores rurais, entidades representativas e igrejas.
Luisian Kellen fez apresentação musical
Os pontos altos do evento foram a apresentação teatral, o desfile “O luxo do Lixo” e a mostra das frases e desenhos vencedores do concurso que envolveu todas as escolas da cidade e que teve como temática  a preservação ambiental.

PRESERVAR A NATUREZA É O FOCO CENTRAL DO PROJETO
A campanha atuará ainda em áreas de conscientização como a necessidade de reflorestamento de matas ciliares e mananciais, erradicação de queimadas e preservação da fauna e flora. Estudos para alteração da legislação municipal e diminuir a utilização de sacolas plásticas pelo comércio também é meta da campanha seguindo exemplo já de outras cidades brasileiras. Cerca de mil sacolas em tecido, para uso permanente são confeccionadas e serão oferecidas a população com o objetivo de substituição das sacolas plásticas.
Desenho vencedor, de Letícia de Souza
DESENHOS E FRASES EM DEFESA DA VIDA

Uma forma utilizada interessante de envolvimento de crianças e jovens na campanha foi o concurso de desenhos e frases com temática ambiental. Todas as escolas participaram e foram oferecidas duas bicicletas como prêmios aos vencedores. A frase vencedora foi: "Acorde! Preserve! Natureza é vida!" de Crisnatiele dos Santos. As outras vencedoras foram: "Seja consciente preserve o meio ambiente!" de Lorrainy Thielly Ferreira, e "Cuidar do meio ambiente faz bem para a vida!" de Vitória Barbosa.

NOSSA REALIDADE
Em Itapirapuã podemos constatar que estamos inseridos e contribuímos para aumentar os números alarmantes na produção diária de lixo a nível nacional. Estima-se que a produção diária de lixo depositado no “lixão” de nossa cidade seja de mil quilos ao dia. Embora exista galpão destinado à seleção dos materiais recicláveis e prensadeira com capacidade média de 1.250 quilos ao dia, em parceria com o Centro de Pastoral do Menor de Itapirapuã – CEPAMI e renda estimada por catador de 1 a 2 salários mínimos por mês.
Associação de catadores separa material reciclável.
A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itapirapuã, atualmente não tem associado efetivo. Assim, a separação dos materiais recicláveis depositados no “lixão” está sendo feita, apenas, pelo prensador, que consegue aproveitar, apenas, cerca de 20% do lixo produzido no município. A prioridade é dada às latinhas, papelão, plástico branco, pneu em estado razoável e garrafas pets, enquanto, papel, latas, vidros e pneus mais estragados são desperdiçados, nos amontoados de lixo, que só diminuem através da incineração constante na contramão do aproveitamento econômico dos materiais recicláveis, considerando que o papelão e a garrafa pet são vendidos respectivamente por R$ 0,15 e R$ 0,38 o quilo.
Na cidade ainda não há campanha de educação ambiental, tratamento de esgoto, coleta seletiva de lixo, lixeiras nos logradouros públicos e tantos outros.


Desfile "O luxo do lixo"
O LUXO DO LIXO

Fez parte do lançamento da campanha o desfile “O luxo do lixo” onde as roupas foram produzidas com material reciclável numa mostra de que o lixo pode ser reaproveitado de diversas formas. O desfile chamou a atenção pela criatividade e beleza, tanto das jovens como das roupas criadas e apresentadas na passarela.


Lixão a céu aberto
LIXÃO É PREOCUPAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

O lixo recolhido diariamente em Itapirapuã e depositado a céu aberto no lixão que fica a cerca de 3 quilômetros da cidade e que foi construído justamente acima de nascentes e afluentes do córrego Palmeiras, o responsável pelo abastecimento de água potável para a população. O Ministério Público tem mostrado preocupação com a questão e a prefeitura tem projeto em andamento para, em consórcio com outros municípios vizinhos, construírem uma central de processamento lixo que atenda a legislação ambiental, e que deverá se localizar no município de Novo Brasil. A Promotora de Justiça da Comarca de Itapirapuã, Drª. Patrícia Otoni Pereira em sua fala no evento, externou a sua preocupação com a situação do lixão e a forma como é tratada a questão ambiental na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário