sexta-feira, 10 de junho de 2011

Brasil: 12 de junho, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

Por Cristiano Morsolin em 09/06/2011


Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra.
O PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder atender com seus projetos, cerca de 1,1 milhão de crianças e adolescentes trabalhadores, segundo acompanhamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). Do total de crianças e adolescentes atendidos, 3,7 milhões estarão de fora.


Perfil do trabalho infantil no Brasil


O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.


Como já era de se esperar, o trabalho infantil ainda é predominantemente agrícola. Cerca de 36,5% das crianças estão em granjas, sítios e fazendas, 24,5% em lojas e fábricas. No Nordeste, 46,5% aparecem trabalhando em fazendas e sítios.


A Constituição Brasileira é clara: menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes e somente a partir dos 14. Não é o que vemos na televisão. Há dois pesos e duas medidas. Achamos um absurdo ver a exploração de crianças trabalhando nas lavouras de cana, carvoarias, quebrando pedras, deixando sequelas nessas vítimas indefesas, mas costumamos aplaudir crianças e bebês que tornam-se estrelas mirins em novelas, apresentações e comerciais, segundo dados do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos).


Para ler o texto completo, clique consciência.net

DENÚNCIA
Em Itapirapuã-GO, o site http://www.itapirapua.go.gov.br/ da prefeitura municipal divulga fotos onde crianças participam de mutirão de trabalhadores, realizado no mês de maio passado, na limpeza da cidade, pintura de postes, meio-fios, juntando lixo, etc.



Além registrar a participação infantil trabalhando nos mutirões, as fotos mostram até mesmo crianças recebendo brindes, das mãos do prefeito e vice prefeito, como compensação pelo trabalho realizado. Péssimo exemplo dado às vésperas do dia de combate ao trabalho infantil. É notável a divulgação e exploração das imagens com claro propósito de promoção oficial e pessoal das atividades desenvolvidas naquele serviço de limpeza da cidade.



Crianças pintam meio-fios em Itapirapuã-go.

Prefeito Erivaldo opera trator transportando crianças para serviço.

Crianças trabalhando

Vice-prefeito Reginaldo entrega dinheiro a criança: compensação por trabalho realizado. 

Crianças varrendo

Crianças juntando lixo

Prefeito Erivaldo entrega brinde à criança pela participação no serviço.

Crianças junto no serviço
Fotos: site http://www.itapirapua.go.gov.br/ da Prefeitura Municipal de Itapirapuã-GO.

4 comentários:

  1. olhei ass foto no saite da prefeitura que vergonha mau exemplo. onde esta o conselho tutelar ??? esse povo esta fazendo um curral da prefeitura fazendo oque quer. Não tinha ninguèm do povo trabalhando para eles... só os funcionario!!!
    Gabriela de Souza (gabi)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao blog o itapirapuense.
    Faça sempre assim proteste contra essas injustiças!!!!!! ÔÔÔÔÔ trem doido!!!
    Criança é para brincar e estudar.
    Sou contra sim explorar crianças
    Fora cambadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo pelo blog, uma das unicas fontes de informação sobre a cidade de Itapirapuã. Mas tenho ressalvas. Acredito que por ser oposição ao atual governo municipal da cidade, o caro amigo Nilson Almir se equivicou no posicionamento. O multirão é um movimento onde toda a população é chamada a ajudar na limpeza e obrar de infra-estrutura da cidade, e ao analizar as fotos não vi nenhum vestigio de exploração de trabalho infantil, só vejo crianças se divertindo e ajudando como pode; De acordo com a sua colocação então é exploração uma criança varrer? Ajudar a pintar? Correr pra lá e pra cá? Acredito que essas crianças só ganharam com esse multirão, aprendendo valores cívicos e de conservação do patrimonio.

    Ressalto que não sou a favor de algumas ações do atual governo municipal, mas não podia deixar de me pronunciar!!

    Um abraço,

    Monaliza de Oliveira - monalizasantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. PRESTA ATENÇÃO GENTE! Claro que criança pode varrer ou fazer atividades domésticas. Isso é diferente! NÃO VAMOS MISTURAR AS COISAS!
    Quem quiser puxar saco doprefeito também pode mas faz favor de respeitar a nossa inteligência.
    O eca-ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE é uma lei e essa lei proíbe exploração de crianças, de qualquer forma. LEI É P/ SER CUMPRIDA. O prfeito tem de dar exemplo e cumpriar a lei. Ele errou e fica mais bonito pedir desculpa p/ a população.
    AS FOTOS SÃO IMAGENS E DIZ TUDO, NÃO TEM QUE DISCUTIR.
    Ass.: Wellington S. Andrade (de Goiânia mas gosto de tapira).

    ResponderExcluir