quinta-feira, 24 de março de 2011

15ª SUBIDA ECOLÓGICA E ECO-CANOAGEM - DE 21 A 23 DE ABRIL - BRITÂNIA A ITAPIRAPUÃ

Muita adrenalina na eco-canoagem
A preservação ecológica no oeste goiano, precisamente no vale do Rio Vermelho, ergue mais uma vez a sua voz, talvez no seu evento mais expressivo da região, agora já na sua 15ª edição, a SUBIDA ECOLÓGICA DE BRITÂNIA A ITAPIRAPUÃ. Trata-se de um comboio de canoas motorizadas onde seguem os bravos heróis, desde a cidade de Britânia, com a largada no Lago dos Tigres (maior lago natural do Estado de Goiás), subindo o leito do Rio Vermelho até a barra com o Rio Itapirapuã, de onde seguem até a cidade de Itapirapuã, local da chegada festiva. Durante o percurso, que dura pouco mais de dois dias, os canoeiros recolhem todo e qualquer tipo de lixo encontrado às margens dos rios. Esse lixo, que quase todo é reciclável, é retirado e embalado em sacos plásticos e encaminhado então para o devido reaproveitamento.



Dr. Álvaro Cássio - coordenador
Além do recolhimento do lixo encontrado, outra finalidade do evento, ao longo da sua história, é o plantio de mudas nativas para reflorestamento de pontos mais degradados do trajeto percorrido. Neste ano, o plantio será realizado na nascente do córrego Palmeiras, que abastece a cidade e é afluente do Rio Itapirapuã.


A 15ª SUBIDA ECOLÓGICA e ECO-CANOAGEM tem a largada, em Britânia, prevista para as 10 horas do dia 21 (quinta-feira santa) e chegada, em Itapirapuã, por volta das 14 horas do sábado da aleluia. A participação é aberta a qualquer interessado, é gratuita e a inscrição pode ser feita na hora mesmo, ou com antecedência, através do telefone 62 3374-1331, no Sindicato Rural de Itapirapuã, com Ozana Avelino (presidente da Câmara Municipal), onde também se obtém informações e regulamento.


Este importante evento, de caráter ecológico, também tem o seu lado festivo, esportivo e, portanto também de lazer. Durante o percurso, as refeições são feitas em acampamentos previamente programados, sendo feito dois pernoites, tudo às margens dos rios. Nota-se que é uma boa oportunidade para uma rica aventura em contato direto com a natureza.


A coordenação da 15ª SUBIDA ECOLÓGICA E ECO-CANOAGEM DE BRITÂNIA A ITAPIRAPUÃ tem a participação e liderança do ilustre itapirapuense, Dr. Álvaro Cássio dos Santos, hoje Superintendente da Polícia Judiciária do Estado de Goiás e, de um grande grupo de amigos, entre eles, Dr. José Maria Silva Sobreiro (Presidente do Sindicato Rural de Itapirapuã).



Dr. José Maria Sobreiro - um dos incentivadores
 Este evento nasceu de uma brincadeira onde, um grupo de amigos sem pretensão maior que não fosse diversão, começou descer o Rio Itapirapuã com destino à cidade de Britânia, nos feriado da semana santa. Entre esses amigos, Dr. Álvaro Cássio, Dr. José Maria, o falecido e saudoso vereador Divino Dias (cabeça), José de Souza (chefe da Agenfa), Adenilson, Eduardinho do Cicí, Valdino de Brito, entre tantos outros. Sempre ocorrendo a participação de pessoas da região e também da capital. Posteriormente, já de forma mais organizada, inverteu-se o sentido do percurso, quando deixou-se de descer o rio e então transformando em Subida Ecológica de Britânia a Itapirapuã. O evento foi, e ainda é, uma iniciativa e realização não-governamental. A chegada sempre é festiva e conta com grande participação da população de Itapirapuã e região, onde também amigos e familiares dos participantes os aguardam numa recepção calorosa.


Então ta aí, uma excelente oportunidade de programa para o feriado da semana santa. É uma alternativa diferente e bem original para os amantes da natureza e aventura radical.

Um comentário:

  1. Muito bom,esta iniciativa do site a respeito da subida ecológica Britânia a Itapirapuã, espero que venha a ajudar a organizar e a priorizar uma subida realmente ecológica.
    Um abraço a todos nos encontraremos na saída no lago dos Tigres, ate mais um abraço !
    Canoa: Lider Freios

    ResponderExcluir