sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Marconi lidera sucessão com 51.6%. Iris tem 34,9%

Marconi lidera com 51,6%. Iris tem 34,9%
Diário da Manhã 22/2/2010
O senador Marconi Perillo (PSDB) lidera disputa para o governo do Estado com 51,6% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ecope/Diário da Manhã realizada entre os dias 18 de janeiro e 8 de fevereiro em 50 municípios goianos. Em segundo lugar está o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), citado por 34,9% dos entrevistados. A pesquisa leva em consideração somente os votos válidos. A margem de erro é de 1,1 ponto percentual para mais ou para menos.
A sondagem foi feita antes de o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB), liberar o seu partido para a escolha do seu candidato a governador – que provavelmente será Iris. Portanto, seu nome foi incluído na cartela de opções que foi apresentada ao eleitor. Manifestaram desejo de votar no homem de confiança da economia do governo Lula 4,6%. Na sequência, aparecem o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), com 2,8%; os também deputados federais Sandro Mabel (PR), com 2,6%; e Rubens Otoni (PT), com 1,8%; o presidente regional do PMDB, Adib Elias, com 1,1%; o secretário estadual da Fazenda, Jorcelino Braga (PP), com 0,3%; o secretário de Segurança Pública, Ernesto Roller (PP), com 0,2%; e o sindicalista Washington Fraga (PSol), com 0,1%.
Dentre os nomes colocados como pré-candidatos ao governo, Caiado possui o maior índice de rejeição. Não admitem votar no deputado do DEM 30,2% dos eleitores ouvidos – mais de dez pontos a mais que o segundo nome mais rejeitado, Sandro Mabel (17,8%). Disseram não ter resistência a nenhum dos précandidatos 18% dos entrevistados. Em ordem decrescente, apresentam os maiores índices Iris Rezende (12,7%), Washington Fraga (12,5%), Jorcelino Braga (11,3%), Marconi Perillo (10,9%), Rubens Otoni (10,6%), Henrique Meirelles (10,1%), Adib Elias (9,1%) e Ernesto Roller (9%). Rejeitam todos os nomes apresentados 1,3% dos eleitores ouvidos.
O Ecope fez também projeções para o segundo turno. Em todos os cenários aparece o candidato do PSDB, ora contra Iris, ora contra Meirelles. Na disputa com o prefeito de Goiânia, caso ela ocorresse hoje, Marconi venceria com 58% das intenções de voto. Votariam no prefeito 42%. Na possibilidade de enfrentamento contra o presidente do BC, o tucano venceria com uma vantagem ainda maior: 79,9% dos votos válidos contra 20,1%. O instituto consultou o eleitorado a respeito da preferência de nomes para as duas vagas abertas para o Senado. Os atuais senadores Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB) aparecem com 33,4% e 30,1%, respectivamente. Ficam abaixo de Iris, que lidera com 36,8%. Em quarto está o governador Alcides Rodrigues (PP), com 20,3%, em quinto Mabel, com 13%, e em sexto Henrique Meirelles, com 11,7%. Na sequência, foram citados os deputados federais Iris de Araújo (PMDB), com 9%; Jovair Arantes (PTB), com 5,3%; Rubens Otoni (4,6%); o presidente do PMDB, Adib Elias (2,9%); e o deputado Roberto Balestra (PP), com 2,6%. Rejeitaram todas as opções 2,9% dos entrevistados. Não souberam responder 9,7% dos eleitores.

Fonte: www.dm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário