domingo, 3 de maio de 2015

RALLY DE BÓIAS - "RETOMADA DA CONSCIÊNCIA DA PRESERVAÇÃO DO RIO ITAPIRAPUÃ"

Felicíssimo Fonseca (Comissão Organizadora), Profª Persiliana
Gallieta (UFG), Nilson Almir (Criador do Rally de Boiás, junto
com Rondon Kairo) e Charlene Gallieta (UFG)
O Rally de Bóias de Itapirapuã está sendo tema do Projeto TCC denominado “Rally de Bóias – Retomada da Consciência da Preservação do Rio Itapirapuã” cujas autoras são Persiliana Gallieta Capitinga, e Charlene Gallieta Capitinga, ambas da UFG, Campus da Cidade de Goiás e Goiânia respectivamente.

O Rally de Bóias de Itapirapuã chega à sua 23ª edição, nos dias 04 a 07 de junho de 2015, é uma competição aquática, esportiva e ecológica, onde os competidores percorrem um percurso de quase oito quilômetros no Rio Itapirapuã usando bóias (câmaras de ar) como meio de locomoção. São duas categorias, a individual e em dupla, masculino e feminino. Os vencedores recebem troféus e premiação em dinheiro.

Uma reunião com Nilson Almir, um dos criadores e realizador de várias edições do evento, e com Felicíssimo Fonseca, membro da Comissão Organizadora e também realizador de várias edições, serviu para as universitárias colherem informações desde a criação até a atual edição deste evento que é o mais tradicional de Itapirapuã e região.

Evento é o mais tradicional da Região Oeste de Goiás
HISTÓRIA

Nilson Almir destacou as três fases distintas que marcam a evolução do Rally de Bóias de Itapirapuã.

A primeira, da sua criação em 1993 até a quarta edição em 1996, quando o evento ocorreu modestamente, sem grandes estruturas e sem a divulgação regional.

A segunda fase foi marcada pela 5ª edição em 1997, com a participação de Hermenegildo Paniago, o Gildo, e vai até o ano 2000, quando as fronteiras do Município foram rompidas pelo evento que ganhou a mídia regional e nacional, foi noticiado no Programa Bom Dia Brasil e Globo Esporte, da TV Globo, ganhou noticiários em telejornais da TV Anhanguera, TV Serra Dourada e TV Brasil Central, e páginas inteiras de jornais como Diário da Manhã. O IBAMA, os Bombeiros, e a Polícia Florestal foram parceiros nesta faze e também a criação e realização de vários eventos paralelos como o Desfile da Garota Rally de Bóias, bailes, passeio ciclístico, apresentação de Moto Show e até pára-quedismo.

A terceira fase começou em 2001 quando na gestão do prefeito Zacarias Ribeiro de Oliveira, a Prefeitura assumiu pela primeira vez a realização do Rally de Bóias, o que, segundo Nilson Almir, garantiu a continuidade do evento que ganhara proporções que inviabilizaria a sua realização pelo MOVIPREI (Movimento de Promoção e Eventos de Itapirapuã). Até então o MOVIPREI era o órgão responsável, juntamente com parcerias firmadas conforme as edições em curso. Foi nesta fase que o Rally de Bóias recebeu na sua programação, shows artísticos de renome, a exemplo de Mister Gyn, Henrique e Juliano, e, Edy Britto e Samuel.

Felicíssimo Fonseca mostrou fatos de bastidores ocorridos ao longo dos últimos anos, que envolveram a tentativa de manter o evento às suas origens, com temáticas ambientais e a descida dos boieiros.

As pesquisadoras consideraram a reunião produtiva, já que o TCC deverá resgatar a história deste evento importante para Itapirapuã e região, e também propuseram parceria com a inserção de atividades para o fortalecimento do resgate também das temáticas ecológicas, culturais e esportivas, provocando o retorno do evento aos propósitos da sua criação: a proteção da natureza, notadamente do Rio Itapirapuã.

Um comentário:

  1. Boa tarde!! Gostaria de saber qual vai ser a premiação do Rally de Bóias desta cidade. Também gostaria de participar deste evento! Sou de Sta. Cruz do Rio Pardo, sp. Aqui também temos a nossa Corrida de Bóias, desde o ano de 1986, sendo realizada no mês de dezembro, no segundo domingo! Abraços!

    ResponderExcluir