segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Secretaria Extraordinária para os Assuntos do Oeste Goiano, já!

Por Vilton Pereira* Em todo início de governo sempre fica a expectativa em relação aos assessores a serem nomeados. A cada anúncio de novos nomes cresce a angústia. Durante anos a região oeste de Goiás aguarda com esperança a nomeação de alguém para ocupar um cargo e representá-la verdadeiramente no alto escalão do governo. Nesse início de mandato não foi diferente, ficando todos animados com essa possibilidade.
Afinal, o oeste goiano espera há décadas o desembarque da locomotiva que traga consigo os bons ventos do desenvolvimento, a exemplo do que ocorreu com o sudoeste, o sul, a região da estrada de ferro, o nordeste que assim como a nossa a região oeste também cambaleava, o entorno de Brasília e agora o norte goiano.
A criação da Secretaria Extraordinária para Assuntos do Norte foi uma medida inteligente do governo, pois abre espaço para a discussão de ações estratégicas ligadas às demandas daquela região que ainda carece de muitos investimentos em todos os setores.
Por outro lado, com o surgimento dessa secretaria, a exemplo do que já acontece com a mesma pasta ligada ao entorno de Brasília, surge uma nova esperança pelos lados do oeste e um questionamento que talvez possa contribuir com o governo e com a região oeste de Goiás:

Porque não criar também a Secretaria Extraordinária para os Assuntos do Oeste?

Ela certamente seria o palco de discussão dos grandes assuntos que permeiam a saga desenvolvimento dessa região que necessita urgentemente de ações inovadoras e responsáveis que a coloquem no caminho da modernidade, sem “jogadas” politiqueiras ou sofismas, infelizmente ainda tão comuns no meio político.
É evidente que a simples criação da Secretaria Extraordinária para os Assuntos do Oeste por si só não resolveria os grandes e graves desafios - evito citar a palavra problema – acumulados ao longo dos anos, que vão desde a pavimentação de importantes trechos rodoviários para escoar ou mesmo incentivar a produção, até a discussão de políticas públicas de saúde, educação, habitação, etc., para resolver os enormes “gargalos” e demandas desses e de outros setores.
Além disso, é necessário que a indicação do gestor dessa pasta seja permeada de ampla discussão, não só política, para que o nome escolhido recaia sobre alguém que tenha total conhecimento da dimensão e barreiras geográficas e que carregue consigo a sensibilidade para entender as necessidades sócio-econômicas da sua população.
Desta forma, não cabe aqui discutir sobre qual cidade deveria recair a indicação ou mesmo o nome a ser contemplado. Isso a região tem de sobra e essa tática o governador Marconi Perillo domina com maestria.
Em nome de um projeto maior, ciúmes tolos e pequenas questiúnculas devem ser deixados de lado, principalmente pelos representantes da região na Assembléia Legislativa ou na Câmara Federal, não importando o número de votos nela obtidos.
Eleito com a maioria dos seus votos obtidos na região e com o compromisso de trabalhar pelo municipalismo goiano, o deputado estadual Joaquim de Castro, ou Doutor Joaquim, como é comumente chamado, tem a oportunidade ímpar de emplacar grandes conquistas para o oeste goiano. Goza de prestígio junto ao governador Marconi Perillo, é habilidoso no trato com as lideranças e tem ótimo trânsito com os seus pares, podendo assim, apresentar importantes projetos direcionados à região, a exemplo do “fundo especial para o desenvolvimento da região oeste”, que já está sendo gestado.
O Doutor Joaquim, no entanto, não é único com representatividade na região, portanto não cabendo somente a ele essa tarefa. Deputados estaduais eleitos como José Vicci, de Palmeiras de Goiás, Jânio Darrot, Helder Valim, Cláudio Meirelles, Nilo Resende, Luis César Bueno, Humberto Aidar e Luiz Carlos do Carmo e deputados federais como Leonardo Vilela, João Campos, Heuler Cruvinel, Leandro Vilela, Flávia Morais, Valdivino Oliveira e Rubens Otoni, os três senadores, além de outros também eleitos com a bandeira de atuar em benefício da região independente do partido, também devem engrossar fileiras e responder positivamente aos anseios dos seus eleitores.
A idéia está lançada e esperamos que possa ser aproveitada. E que as sugestões apresentadas em 2010 durante os simpósios regionais coordenados por Giuseppe Vecci, hoje secretário de planejamento, sirvam como ferramentas para transformar verdadeiramente essa região e realizar o sonho da população dos 43 municípios do oeste goiano.
Potencial é o que não falta à região e valores humanos e econômicos nós temos de sobra. Terras férteis e agricultáveis, pecuária forte com mais de quatro milhões de cabeças de gado , riquezas hídricas e minerais infindas com importantes rios e enormes jazidas de níquel, cobre, caulim, feldspato e granito. E o mais importante: um povo ansioso para mostrar a sua força.
Queremos acompanhar o crescimento de Goiás nesse novo momento. Deem-nos uma oportunidade e verão em breve uma nova realidade.
Viva a região oeste de Goiás!!!









* Vilton Pereira é oestino, diretor do Portal Virtnet, licenciado em geografia pela UEG (Iporá), leiloeiro e corretor de imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário