sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MP orienta prefeito de Itapirapuã a integrar secretarias para execução de políticas públicas para a juventude



Promotora de Justiça Karina Gomes
Itapirapuã - A promotora de Justiça Karina Gomes e a equipe técnica do Programa Parceria Cidadã estiveram reunidas, na última semana, com o prefeito de Itapirapuã, e o secretariado municipal para tratar da implementação de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O encontro serviu também para que o prefeito conhecesse as ações do Projeto Atitude Positiva, que está em construção por iniciativa da Secretaria de Ação Social em parceria com o Ministério Público, e que são voltadas para a juventude que se encontra em risco em decorrência do uso de drogas lícitas e ilícitas.
O trabalho em Itapirapuã encontra-se estruturado em três frentes: preventivo, terapêutico e repressiva. Cada uma delas foi detalhada ao administrador, sendo ressaltada a necessidade do envolvimento de todas as pastas para o seu sucesso, assim como a urgência da implementação de políticas públicas permanentes direcionadas aos jovens.
Esporte e Lazer
O prefeito e o secretário de Esportes e Lazer falaram das dificuldades, das realizações, e de suas expectativas quanto à melhor estruturação do setor, que é apontado pelo grupo como fundamental para as ações preventivas.

Neste sentido, a administração municipal deverá ampliar convênios para viabilizar o atendimento de jovens que já deixaram a escola, melhorar o campinho de areia situado no Bairro São Domingos, que foi delimitado como área de abrangência do Atitude Positiva. Neste mesmo setor, o prefeito assumiu o compromisso de construir, até junho do próximo ano, uma quadra poliesportiva na Escola Sebastiana Sardinha para as atividades abertas à comunidade. A realização da “Rua de Lazer” - evento esportivo criado pela secretaria – acontecerá também no bairro.
O prefeito esclareceu como está a situação do Ginásio de Esportes, cuja concessão foi retomada pelo Estado, e pediu ajuda da promotora para que o município e seus moradores possam voltar a utilizá-lo. Outras ações para melhor estruturação da Secretaria de Esportes e Lazer também serão avaliadas pelo administrador, como a ampliação de seu quadro de funcionários.
Reunião e Psicopedagoga Maria José Ferreira
Mapeamento
Articuladores sociais e equipe técnica do Programa Parceria Cidadã também estiveram reunidos na última semana para tratar do mapeamento de rede pessoal, no Bairro São Domingos. Duas duplas foram responsáveis pelo levantamento, que agora será monitorado. Outras situações serão verificadas nos próximos dias, com a realização de outros mapeamentos e ampliação das duplas.


O grupo de articuladores também ganhou na última semana uma nova integrante – Maria José Ferreira (foto). A psicopedagoga crê na interação como forma de alcançar resultados, assim como propõe o Ministério Público, e entra de imediato nos trabalhos de campo do projeto. (Texto e fotos: Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social)

Fonte: www.mp.go.br.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário