sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

FOLIA DE REIS NO SETOR CIDADE LIVRE

A tradição vem se mantendo em Itapirapuã com a saída ontem, dia 31 de dezembro, da FOLIA DE REIS do Setor Cidade Livre. A saída aconteceu na casa da dona Pracide quando foi servido um delicioso almoço aos foliões e aos convidados presentes.
Essa folia é tradicional já há mais de 30 anos e gira no próprio setor sendo que em alguns anos chegou a girar em outros bairros da cidade. A saída, ou início, acontece no dia 31 de dezembro e, após cantar e rezar em homenagem aos Três Reis Santos, levando a bandeira, recolhendo donativos, almoçando ou jantando, e, pousando em várias residências, tem a entrega, ou chegada, no dia de Santo Reis, ou seja 06 de Janeiro.
Os devotos dos Santos Reis acreditam receber bênçãos com curas e outros benefícios pedidos em rezas e orações, fazendo votos ou promessas que são cumpridos acompanhando as folias ou até mesmo "tirando" uma folia, que é como dizem quando a realizam.
O cortejo da folia é seguido todo de um certo ritual na sua trajetória, onde algumas personagens se destacam, como os palhaços, o embaixador da folia, e outros, todos acompanhando a bandeira com a imagem do nascimento do menino Jesus quando da visita dos Três Reis. A cantoria clássica da folia é entoada pelos foliões, que muitas vezes usam até uniformes, mas sempre uma toalha nos ombros ou fitas que os caracterizam e os distinguem dos demais presentes.
Nas "Jantas" e "pousos", como dizem, reune-se bastante pessoas e, após a reza e o terço à Ave Maria e o Pai-nosso, acontecem ainda os forrós e arrasta-pés que muitas vezes amanhacem o dia com as pessoas dançando e se divertindo. Mas, o auge mesmo acontece na entrega ou final da folia quando a festa recebe muita gente batendo recorde de público em relação aos demais dias.
Então tá aí, Itapirapuã mantendo a sua tradição com a realização da Folia de Santo Reis, pelos moradores do Setor Cidade Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário