|
Destroços da ponte |
As fortes chuvas que caíram em todo o país neste inicio de ano também provocam sérios prejuízos e transtornos à população rural da região conhecida como pontal no município de Itapirapuã-GO. A GO-432 (no mapa consta erroneamente como GO-070), que liga a cidade à GO-326, dando acesso através desta, aos municípos de Novo Brasil e Sanclerlândia, encontra-se com o tráfego, para veículos, interditado, devido à queda da ponte sobre o rio Itapirapuã. Esta ponte que foi arrastada pelas águas do rio, é conhecida como a "ponte do Paulão", por se localizar na fazenda de propriedade do Sr. Paulo Pinto Ribeiro, o Paulão.
Era uma ponte de madeira, construída ainda no final da década de 70, com cerca de 40 metros de comprimento e todos os anos ameaçava cair, inclusive tendo sempre de ser reformada, algumas vezes, por iniciativa dos próprios produtores rurais da região, outras vezes pela prefeitura municipal. Até fogo já foi ateado nesa ponte, em protesto pela sua precariedade. Mas agora, as águas da enchente a levaram e o trânsito está inviabilizado para aquela região.
|
Pinguela improvisada |
O governo estadual, há cerca de 14 anos iniciou a construção de uma ponte de concreto a menos de 200 metros do local, mas apenas as pilastras de sustentação da ponte foram levantadas e a obra se encontra paralizada desde então. Sempre, no período de campanhas eleitorais as lideranças políticas locais e produtores rurais apresentam a reivindicação da obra aos candidatos. Inclusive agora na eleição de 2010, quando o governador Marconi Perillo, esteve em campanha eleitoral na cidade, recebeu ofício com assinaturas de produtores solicitando a obra. A esperança é grande, numa atitude positiva do atual governador.
Por iniciativa de moradores da região, e aproveitando tábuas e destroços da própria ponte, foi contruída uma "pinguela" (foto), de forma improvisada, que possibilita a passagem sobre o rio, de pedestres, bicicleteiros e motoqueiros. Essa travessia improvisada não deixa de ser perigosa já que ao passar, nota-se e as tábuas soltas no assoalho, além do balanço, o que pode causar acidente.
|
A ponte caída |
Encontra-se isolado da cidade, toda a população da região do Pontal, que para vir a Itapirapuã, tem de dar uma volta pela cidade de Novo Brasil e Jussara, num percurso de mais de 130 km. Cerca de 150 famílias, incluindo dois assentamentos rurais, o Tamburil e o Itapira, e diversas chácaras e médias propriedades rurais. Além da população isolada, todo o tráfego pela GO-070, que é razoável, também está paralizado, impedindo o acesso de Itapirapuã a Novo Brasil, Saclerlandia, Buriti de Goiás, Córrego do Ouro, etc.O início do período escolar agrava a situação já que impede o transporte de alunos da zona rural para as escolas na cidade.
|
As pilastras da ponte a ser construída |
Fizemos visitas ao local, inclusive onde encontra-se a obra paralizada da nova ponte, juntamente com o ex-prefeito Zacarias e o vereador Olaércio de Morais (foto), nos inteirando sobre a situação para encaminharmos ofício às autoridades competentes, inclusive ao governador, sobre a necessidade urgente de solução para o problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário