sábado, 30 de julho de 2011

Após quase um ano, Itapirapuã volta receber o sinal da TV Anhanguera.

A cidade de Itapirapuã deixou de receber o sinal da TV Anhanguera logo após o final da Copa do Mundo, no ano de 2010, devido a um forte temporal que caiu na cidade e que derrubou a torre de retransmissão do sinal da emissora e também a torre de telefonia da Vivo. A telefonia da Vivo foi restabelecida imediatamente, já que a sua manutenção é de responsabilidade da empresa. Já a torre de retransmissão do sinal de televisão, de responsabilidade da prefeitura do município, demorou quase um ano para ser reparada, deixando toda a população sem a programação de uma das mais importantes emissoras de televisão do Estado de Goiás, a TV Anhanguera, repetidora também do sinal da TV Globo.

Do final de uma Copa ao final de outra: Itapirapuã sem o sinal e muita reclamação.
Agora, logo apó o final da Copa América, o sinal foi reestabelecido e a população volta a ter este importante veículo de comunicação e lazer, que é a TV Anhanguera. As cobranças foram muitas, inclusive aqui, no "O Itapirapuense", por duas oportunidades até, uma no ano passado e outra este ano. A Câmara de Vereadores também cobrou, com requerimento aprovado por unanimidade, de autoria do vereador Olaércio de Morais, e enviado à Prefeitura. Outros meios de cobrança, utilizado pela população, foram as duas rádios da cidade, a Rádio Rio Bonito 88,5 fm e a Rádio Itapuã 87,9 fm, que sempre deu oportunidade para, com reclames, a população falar sobre a falta da TV Anhanguera na cidade.
Agora o sinal da TV Anhanguera e TV Globo podem ser assistidos, no canal 9, com boa qualidade de imagem e som, após um ano praticamente, num período entre o final das duas copas, a Copa do Mundo de Futebol e a Copa América.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Uma imagem interessante de um acidente sem vítimas na GO-070.

Na GO-070, a pouco mais de 8 km, após Itapirapuã, sentido rumo a Goiânia, um acidente envolvendo uma carreta, proporcionou uma cena pitoresca e curiosa, durante quase todo o dia 27 de julho, conforme mostram as imagens a seguir. Ninguém foi encontrado no local, no momento das fotos, para informar sobre as causas do acidente, mas não houve vítimas, e a carreta foi guinchada do local por volta das 17 horas.

Lideranças de Itapirapuã encontram-se com Governador Marconi Perillo e pedem benefícios para a cidade.

Marconi Perillo (de costas), Zé Luiz, Rangel, Marcos Diniz, Geraldo Fleury, Ozana Avelino,
Nilson Almir,  Zélia e Magda Mofato
Uma expressiva comitiva formada por lideranças políticas, ligadas a diversos partidos aliados em Itapirapuã, foi recebida, neste dia 27 de Julho, em audiência pelo governador de Goiás, Marconi Perillo. A reunião aconteceu no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás, por ocasião da transferência anual da Capital do Estado, para aquela cidade.
Ozana Avelino, Roscalino, Nilson Almir, Diozinho, Zélia, Zacarias, Magda Mofato e Marconi Perillo.
Presentes na reunião, a Deputada Federal Magda Mofato, representando também o Deputado Estadual Cláudio Meirelles, o ex-prefeito de Itapirapuã, Sr. Zacarias Ribeiro de Oliveira, o ex-presidente do PSDB, Nilson Almir, o presidente do PP, Sr. Geraldo Fleury, a Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Ozana Avelino/PP, os vereadores Olaércio de Morais/PSDB e Benedito Rangel/DEM, o secretário executivo da renda cidadã, Sr. Roscalino Pereira Lúcio, o presidente do SINDIPUÃ, Sr. Leonardo Garcia Ribeiro, o empresário Marcos Diniz, o vice-presidente do Sindicato Rural, Sr. José Luiz, o presidente da Coopertã, Sr. Deodato Pereira do Nascimento, as lideranças, Zélia Camelo de Oliveira, Edimundo Correia e Marciélio Fogaça.

Nilson Almir é cumprimentado pelo Governador Marconi Perillo. 
As lideranças representativas de Itapirapuã levaram ao governador a solicitação para a construção da ponte sobre o Rio Itapirapuã, na GO-432 , a construção de 80 mil metros quadrados de asfalto em ruas e avenidas da cidade e ainda a liberação de mais 50 cheques moradia para a construção de casas, entre outros pedidos.


O prefeito de Itapirapuã, Erivaldo Alexandre da Silva, acompanhado do vereador João Vieira de Aquino/PPS, e por Amauri Taveira, participou da mesma reunião e, na oportunidade entregou ofícios com os seus pedidos ao governador. Coincidentemente, quase todos, os mesmos pedidos já apresentados pelas lideranças da base de apoio ao governador na cidade.


Governador Marconi recebe pedidos de seus companheiros: Obras e benefícios para a cidade.
A Deputada Federal Magda Mofato assinou e reforçou também todos os pedidos encaminhados pelo prefeito A única exceção foi quanto ao pedido de cessão do ginásio de esportes da cidade, de propriedade do Governo Estadual, para a prefeitura municipal. Nesse caso, por sugestão de Nilson Almir, e algumas lideranças, foi proposto à Deputada que seja pedido estudo à AGEL para reformas e melhorias, bem como adequação da quadra às novas medidas oficiais, para então depois ser feito a transferência ao município. Nilson Almir observou que o ginásio carece urgentemente destas reformas para a boa prática esportiva.


Todos os pedidos foram recebidos pelo governador, sendo que foi encaminhado para imediato atendimento, a construção da ponte sobre o Rio Itapirapuã, na GO-432. Os demais pedidos serão analisados e atendidos conforme as condições do governo. O governador fez relatos sobre o planejamento para recuperação das contas do governo e esclareceu que logo estará atendendo as solicitações dos municípios.


Ozana Avelino, Roscalino, Nilson Almir, Diozinho (atrás em pé), Zélia, Zacarias, Magda Mofato e Marconi Perillo.
Marconi Perillo aproveitou para relembrar que conhece Itapirapuã há bastante tempo, “...onde andei a pé pelas ruas e avenidas, juntamente com Nilson Almir, Roscalino e outros, há tempos atrás, e depois, mais recentemente, com o Zacarias.” Disse o governador. Marconi deixou claro o grande carinho e atenção que tem pela a cidade e pelo seu povo.


No final, como avaliação, todos saíram satisfeitos com a longa conversa com o governador, notadamente pela atenção com que todos foram tratados.


Magda Mofato, saiu da reunião, declarando satisfação às lideranças de Itapirapuã, rotulando o encontro com o governador como bastante proveitoso para a cidade que representa.


Logo após essa reunião, uma notícia bastante comemorada, foi o convite, feito por assessores da AGEHAB, para a entrega de cheques moradia, de famílias já cadastradas, num valor total de R$ 67.500,00, para a construção de 27 casas em Itapirapuã, em parceria com a Prefeitura Municipal e Governo Federal. A entrega acontecerá dia 28 de julho, às 10 horas no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, pelo próprio Governador. São benefícios que chegam às famílias itapirapuenses, autorizados pelo Governo Estadual.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Rally de Bóias de Itapirapuã inspira criação do 1º Rally de Bóias Entre Amigos no Rio das Caldas em Bela Vista-GO.


O Rally de Bóias de Itapirapuã, próximo de completar 20 anos desde a sua criação, continua fazendo história. Serviu de inspiração para a criação do Rally de Bóias nos municípios de Jaraguá, Piracanjuba e Corumbá de Goiás.




Mas, desta vez, inspirou um grupo de amigos na realização do 1º Rally de Bóias Entre Amigos, realizado nos dias 23 e 24 de julho de 2011, no Rio das Caldas, municipio de Bela Vista-GO, sendo que a chegada foi na Chácara “Recanto dos Amigos”, cujos proprietários, Maia, João Batista e José Batista, idealizaram o evento. De acordo com Selma Maia, uma dos idealizadores, não houve disputa, mas mesmo assim, o evento contou com 17 participantes na descida dos boieiros.



Vale registrar, no entanto, que os idealizadores do 1º Rally de Bóias Entre Amigos, são filhos de Itapirapuã e sempre estiveram no Rally de Bóias de Itapirapuã. É certo também que eventos como estes confirmam a força e o sucesso do Rally de Bóias de Itapirapuã, motivo de satisfação para todos nós da nossa querida “Tapira”, que agradecemos e desejamos sucesso a todos no Rally de Bóias Entre Amigos






Pose para a foto oficial, o grupo de amigos.
Boieiros descendo o Rio das Caldas


Muita diversão na água.


Selma, Maia, João Batista, Maria, José Batista e Matilde: os idealizadores, com camiseta oficial do evento.


sábado, 23 de julho de 2011

Nas CPIs, nada dá em nada, nem tudo dá em tudo, mas são necessárias sim, para o bem da sociedade e terror dos corruptos!

Artigo enviado por Nilson Almir e publicado no jornal Diário da Manhã, repercutindo matéria sobre a necessidade das CPIs, do jornalista Alexandre Bittencourt.

"O mal não está na quantidade ou qualidade das CPIs, mas na motivação ou condução de algumas delas. Um grande erro da sociedade é o hábito de generalizar repercussão sobre determinado assunto. E, querer rotular como desnecessárias, pela ineficiência, as CPIs, é um equívoco, ato que não cabe na atual conjuntura democrática de Goiás e do Pais.

Entre tantos instrumentos disponíveis aos membros do Legislativo para o bom desempenho de suas atividades, estão as Comissões Parlamentares de Investigação, as CPIs. O parlamentar faz leis, vota o orçamento de receita e despesas do Executivo, que também é uma lei. É atribuição dos legisladores fiscalizarem atos do Executivo. As Comissões Parlamentares, nada mais é que a formação de um grupo de parlamentares, representando os diversos partidos presentes no parlamento, com a missão de investigar determinado assunto, ou denúncia, seja ligado à administração pública ou não, mas que tenha conotação e interesse público.

O que incomoda nas CPIs, é que, por força de lei, seus poderes são bem amplos, meio de polícia e de justiça mesmo. A CPI intima, convoca, prende, busca, investiga, solicita, emite parecer, e encaminha para julgamento. Uma CPI tem poderes de ação que às vezes são desconhecidos pelos próprios componentes da mesma. Por isso as CPIs são o terror para qualquer agente político corrupto ou segmento nocivo da sociedade mirado por elas.

Na verdade, quando se analisa as atribuições e poderes deste poderoso instrumento de representação popular, a impressão que se tem é a de que elas são a panacéia da sociedade, e bom seria se todo dia fosse criada uma para resolver tantos problemas vividos. São as CPIs que trazem à tona, para conhecimento público, assuntos que, sem elas, passariam despercebidos ou encobertos, elas revelam grandes males e crimes que afetam a todos, ou a determinado segmento social. Mas não resolvem nada na verdade, nelas nada dá em nada, nem dá em tudo. Elas apenas investigam, relatam e encaminha para julgamento. Quem decide é o Plenário, soberano na Casa Legislativa, compostos por todos os membros, que pune ou absolve.

O problema criado com tantas CPIs, é que, às vezes elas são corrompidas, ou mal  formadas, com membros incompetentes ou corruptos, e tem o seu foco enfraquecido ou desviado. A sociedade necessita das CPIs, o que não pode é condená-las por conta de algumas mal conduzidas ou equivocadas.

O fato das CPIs não darem é nada é relativo. Algumas não concluem da forma esperada determinada investigação, não pune os culpados ou até mesmo nada descobre, isto é fato. E também, nem sempre toda motivação para CPI tem fundamento, nem toda denúncia é verdadeira, nem todo denunciado é culpado. Mas o fato de trazer ao conhecimento público, determinados assuntos já pode ser visto como bom resultado. Alguns criticam o fato de as CPIs serem instrumentos políticos, que são usadas para prejudicar um ou outro político. O que acontece é que, na verdade, qualquer agente político que se visse envolvido em denúncias por irregularidades, por isso só, já deveriam ser afastados dos cargos que ocupam, para moralizar. É preciso probidade, lisura no trato da coisa pública. Ninguém, sob suspeita nenhuma, poderia ser investido numa função onde os recursos geridos sejam públicos. E as CPIs, a cada vez que fossem constituídas, por si só, já deveriam derrubar dos postos ocupados, os denunciados.

E preciso entender que gerir recursos públicos é coisa séria, para não dizer sagrada. Da gestão pública proba, dependem vidas e futuro de vidas. A saúde, educação, transportes, economia, lazer, tudo é gerido, direta ou indiretamente pela gestão pública, e tem a ver com todos da sociedade. Então, numa sociedade evoluída, torna-se inadmissível qualquer desvio de conduta pública por seus agentes. Toda argumentação contra as CPIs, por qualquer razão que seja se enfraquece e cai diante da necessidade e dos benefícios advindos delas. A democracia pressupõe o princípio do contraditório, então, quem não deve, não precisa temer, mostre-se justo, correto e honesto, e não será alcançado por este instrumento tão temido e polêmico. Estão faltando CPIs nesse País, sérias, eficazes e rápidas, é claro! Talvez aí terminasse o tanto de roubalheira ocorrida na administração pública, seja municipal, estadual ou federal, e chegasse a moralidade necessária!"




Nilson Almir Pereira do Nascimento
Ex-vereador em Itapirapuã-GO.
e-mail nilsonalmir@hotmail.com

Publicado em 23/7/2011 no Jornal Diário da Manhã, de Goiânia-GO.
http://www.dmdigital.com.br/index.php?edicao=8658&contpag=1

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Grupo político de Nilson Almir deverá deixar PSDB em Itapirapuã-GO.


Presidente do PSDB-GO, Paulo de Jesus
e Nilson Almir.

O PSDB de Itapirapuã, sob novo comando, tem se alinhado politicamente com o PMDB na cidade, e isto tem sido motivo de desconfiança e insatisfação para o grupo liderado por Nilson Almir e pelo vereador Olaércio de Morais, que é do partido, e preside a CPI, na Câmara Municipal, que investiga o prefeito Erivaldo Alexandre da Silva denunciado por irregularidades na atual administração.


Nas últimas eleições municipais o PSDB compôs a chapa majoritária indicando o candidato a vice, junto ao DEM que indicou o candidato a prefeito, tendo perdido as eleições e, portanto, se firmando como oposição à atual administração.

Discordando da conduta do diretório no município, o grupo político liderado por Nilson Almir deverá deixar o PSDB nos próximos dias. Está sendo agendada reunião, com o grupo de companheiros descontentes com a situação do partido, onde será decidida a desfiliação deste grupo ao qual pertencem os fundadores do PSDB no município, bem como o partido de destino, já que existe projeto político/eleitoral e pré-candidaturas, tanto na chapa majoritária quanto proporcional, para as eleições de 2012.


Nilson Almir, vereador em 1997 e o
então Deputado Marconi Perillo.
 Nilson Almir fez questão de visitar o presidente regional do PSDB em Goiás, Paulo de Jesus, a quem comunicou os fatos ocorridos e explicou os motivos que levaram à decisão de saída do partido. “...sairemos do PSDB por discordar das ações do comando local do partido, que não inspira confiança, mas continuaremos nos considerando tucanos a nível estadual, já que permaneceremos na base de apoio ao Governador Marconi Perillo.” Disse Nilson Almir solicitando a Paulo de Jesus que fosse portador dessa mensagem ao governador.

Além da aproximação do PSDB aos opositores, que são do PMDB, outra questão que o grupo nunca aceitou foi a forma autoritária e antidemocrática pela qual o ex-presidente regional, Deputado Leonardo Vilela, deu o comando do partido no município ao atual presidente, que não pertencia aos quadros do partido, um mero intruso, mas apenas por tê-lo apoiado nas últimas eleições.


Henrique Santillo


Nilson Almir disse ainda, ao presidente regional do PSDB, lamentar a saída do partido pelo qual foi eleito vereador, que fundou e ajudou a construir no município, ao longo dos últimos 17 anos, sempre ao lado de Marconi Perillo. Relembrou a amizade e relacionamento cordial com os membros e os ex-presidentes regionais do partido, como Antonio Faleiros, Jônatas Silva, Sérgio Cardoso, Daniel Goulart, Honor Cruvinel, ex-governador Henrique Santillo e o atual presidente Paulo de Jesus. “...uma história de lutas e conquistas que orgulha e marca uma longa caminhada.”, destaca Nilson Almir.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

4ª Cavalgada Ecológica de Lua Nova-GO reúne cavaleiros e amazonas em defesa do meio-ambiente.

A 4ª Cavalgada Ecológica de Lua Nova-GO movimenta a zona rural daquela região em defesa do meio-ambiente, num clima festivo e de muita união entre os participantes. Desde a saída no dia 08 até a chegada no dia 10 de julho, passando por várias propriedades rurais, para almoços, jantares e pousadas, a caravana composta por cerca de 100 cavaleiros e amazonas, cumpre a tradição, numa realização da Comitiva Amigos de Lua Nova. Além do alerta pela preservação ecológica, sempre é prestada anualmente homenagem a uma personalidade que tenha prestado relevante serviço àquela comunidade, sendo que neste ano o homenageado é o Sr. Domingos Bueno (já falecido). Durante as paradas dos cavaleiros, nos almoços e pousadas, muito som automotivo com DJ Jean Paulo, forró e roda de violeiros. No encerramento, domingo, show com a dupla Lucas e Leandro, e ainda sorteio de brindes entre os participantes.
Veja no vídeo mais fotos e imagens da 4ª Cavalgada Ecológica de Lua Nova-GO, edição 2011:

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Deputada Federal Magda Mofato (PTB) assume mandato e é representante de Itapirapuã!

Magda Mofato
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE) diplomou, na quarta-feira, 06 de julho, a suplente de deputado federal Magda Mofato (PTB). Primeira suplente da coligação que reuniu os partidos aliados ao governador Marconi Perillo nas eleições de 2010, Magda conquistou o direito de assumir mandato na Câmara dos Deputados. Basta que o presidente da Câmara, Marcos Maia (PT-RS), marque a data da posse. Magda viajou, na quinta-feira mesmo, a Brasília, para pedir o agendamento.

Na campanha de 2010, a justiça negou o registro de candidatura da deputada com o entendimento de que políticos condenados à justiça não poderiam concorrer já naquelas eleições. Acontece que o Supremo Tribunal Federal (STF) alterou o entendimento da lei e determinou que ela vigore apenas a partir das próximas eleições.


Magda Mofato é aliada de Marconi Perillo
Em função deste novo entendimento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou ao TRE-GO, em resolução, a diplomação de Magda. A determinação muda a bancada federal de Goiás. Os três suplentes que passam a ocupar cargos na Câmara Federal são, pela ordem, Magda Mofato (PTB, primeira suplente, Valdivino Oliveira (PSDB), segundo suplente e Jorge Pinheiro (PRB), terceiro suplente. Quem perde a vaga é o Delegado Waldir (PSDB).


Itapirapuã passa então a ter nova representação política, já que, entre os deputados federais apoiados na cidade, pela base do Governador Marconi Perillo, Magda Mofato foi a mais votada com 831, votos e passa a ser a Deputada Federal representante do município, juntamente com o deputado estadual Cláudio Meirelles, com quem fez parceria na campanha eleitoral em Itapirapuã. Magda Mofato foi apoiada pelo grupo político liderado pelo ex-prefeito Zacarias Ribeiro de Oliveira.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

IMPROBIDADE: Prefeito de Itapirapuã está enfrentando CPI que o investiga por irregularidades na área de educação.

Matéria Publicada no site Oeste Goiano, dia 01 de Julho de 2011. 

Erivaldo Alexandre: acusação de despesas em excesso no transporte escolar.


Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), composta por 4 vereadores, está debruçada no estudo sobre denúncias contra o prefeito de Itapirapuã, Erivaldo Alexandre da Silva (PMDB). Quem encaminhou a denúncia à Câmara foi o cidadão do município Roscalino Pereira Lúcio.


Na Câmara Municipal a denúncia foi acolhida para ser trabalhada por meio da Lei 201/67 que pune prefeitos envolvidos com crime de improbidade administrativa com cassação de mandato. A CPI é composta pelos vereadores Olaércio Rodrigues de Morais (presidente), Benedito Rangel (relator) e os membros Leonino Xavier de Godoy Júnior e João Albino de Oliveira Júnior.


As irregularidades


O conteúdo do que foi denunciado contra o prefeito diz respeito a alienação de veículos da frota municipal onde o prefeito teria transferido estes para terceiros por preços vis, muito abaixo da avaliação. Uma segunda denúncia é quanto ao transporte escolar, onde embora a Prefeitura tivesse só 4 ônibus neste serviço no ano de 2010, os gastos contabilizados no setor com combustíveis, peças e acessórios, seriam em valor muito exagerado. Em outra denúncia que também diz respeito a veículo, o caminhão de placa KCS 8811, embora a serviço de limpeza e para aguar canteiros de vias públicas, foi adquirido com recursos da educação.


90 dias para conclusão dos trabalhos


A CPI que atua em Itapirapuã terá 90 dias para fazer seu trabalho, no qual inclui a defesa do prefeito que deve ser ouvido também em depoimentos, além do encaminhamento de documentos. A denúncia foi entregue na Câmara no dia 6 de junho passado. Portanto, os trabalhos deverão ser conclusos até 5 de setembro de 2011.


Prefeito diz que sofre perseguição política


Esta reportagem ouviu Erivaldo Alexandre, prefeito de Itapirapuã. Ele nos disse que sempre sofreu grande perseguição política em seu mandato, de adversários que não o deixam trabalhar. Afirma que esta é mais uma ação de perseguição com fins políticos. Quanto ao conteúdo das denúncias, diz que nada há de errado em sua administração. E acrescenta que já entregou documentos de sua defesa. Sobre esses documentos, membros da CPI afirmam que não serão aceitos pois nestes, segundo relatam, existem falsificações de papéis.


O Oeste Goiano vai continuar acompanhando este trabalho de Comissão Parlamentar de Inquérito em Itapirapuã.


Leia a matéria no site oeste goiano:
http://www.oestegoiano.com.br/site/index.php/home/1-principal/6251-improbidade